A SIBA consegue mudar de cor e se camuflar, ficando quase invisível aos olhos humanos. De acordo com certo relatório, as sibas “são conhecidas por ter uma variedade de padrões de pele que podem mudar entre si quase que instantaneamente”.
Para mudar de cor, a siba usa o cromatóforo, um tipo especial de célula encontrado sob sua pele. Os cromatóforos contêm bolsas cheias de pigmentos coloridos e são rodeados por músculos bem pequenos. Quando a siba precisa se camuflar, seu cérebro envia um sinal para contrair os músculos em volta das bolsas. Então as bolsas e os pigmentos dentro delas se expandem, e a siba muda rapidamente de cor e de padrão de pele. A siba pode usar essa habilidade não apenas para se camuflar, mas também para impressionar possíveis parceiros e se comunicar.
Engenheiros da Universidade de Bristol, Inglaterra, desenvolveram uma pele artificial de siba. Eles colocaram discos de borracha preta entre pequenos dispositivos que funcionam como os músculos da siba. Quando os pesquisadores aplicaram eletricidade à pele, os dispositivos se achataram e expandiram os discos pretos, escurecendo e mudando a cor da pele artificial.
Segundo o engenheiro Jonathan Rossiter, as pesquisas sobre os músculos da siba — “as estruturas macias que a natureza faz tão bem” — poderiam levar à fabricação de roupas que mudariam de cor numa fração de segundo. Rossiter disse que as pessoas poderiam usar roupas inspiradas na siba para se camuflar, ou simplesmente por uma questão de moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário