segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A pelagem da lontra-marinha



   


   PARA se manterem aquecidos, muitos mamíferos que vivem em águas geladas contam com uma camada de gordura embaixo da pele. Já a lontra-marinha tem outro tipo de isolamento térmico: um excelente “casaco de pele”.


  A lontra-marinha tem mais pelos do que qualquer outro mamífero. São cerca de 155 mil pelos por centímetro quadrado. Quando a lontra entra na água, a pelagem dela retém uma camada de ar perto da pele. Esse ar funciona como um isolante térmico. Ele impede a água gelada de encostar na pele da lontra e roubar calor do corpo dela.

  Os cientistas acreditam que podem aprender muito com a pelagem da lontra-marinha. Eles já tentaram criar vários casacos com pelos sintéticos, variando alguns aspectos como o comprimento dos pelos e o espaço entre eles. Os pesquisadores concluíram que “quanto mais pelos uma superfície tiver, e quanto mais longos forem os pelos, mais seca e mais resistente à água essa superfície será”. Em outras palavras, a lontra-marinha pode se orgulhar de ter um “casaco” bem eficiente!

  Os pesquisadores esperam que, com base em seus estudos, a tecnologia de design e produção de tecidos à prova d’água seja melhorada. Alguns até se perguntam se os nadadores que precisam mergulhar em águas geladas não deveriam usar maiôs peludos, parecidos com a pelagem da lontra-marinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário