AS CONCHAS protegem os moluscos que vivem dentro delas contra condições difíceis, permitindo que eles resistam a impactos no fundo do mar. Essa excelente proteção levou engenheiros a estudar o formato e a estrutura das conchas. Isso os ajuda a projetar veículos e prédios que protejam quem está dentro deles.
Engenheiros estudaram dois formatos de conchas: bivalve (formada por duas peças) e espiral.
Quando as conchas bivalves sofrem alguma pressão do meio ambiente, sua superfície ondulada faz com que o impacto seja direcionado para suas bordas e para seu ligamento, que funciona como uma dobradiça. Por outro lado, as conchas com formato espiral direcionam o impacto para a parte interna e superior delas. Nos dois casos, o impacto sempre é direcionado para a parte mais resistente da concha. Isso diminui a chance de o molusco que está dentro dela sofrer algum dano.
Pesquisadores fizeram testes para comparar a resistência de conchas de verdade e de imitação. As imitações foram produzidas numa impressora 3-D e tinham mais ou menos o mesmo formato e composição das conchas. O resultado mostrou que a superfície complexa das conchas de verdade faz com que elas suportem quase duas vezes mais impacto do que as de imitação, que tinham um formato mais simples.
Uma revista científica (Scientific American) comentou o seguinte sobre essa pesquisa: “Se um dia você dirigir um carro com formato de concha, além de ser elegante, ele vai proteger bem quem estiver dentro dele.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário